Implementação . Ponto de Situação/Actividades


Em Junho de 2007 entrou em serviço operacional a Fase A, correspondente aos distritos de Lisboa e Santarém. Em Junho de 2009, com a entrada em funcionamento das estações móveis correspondentes à Fase E, atingiu-se um total parcial de 444 estações, abrangendo mais de 80% do território nacional.

Em Janeiro de 2010 ficou concluída a implementação do SIRESP no território continental e na Região Autónoma da Madeira. Para tal foram instaladas 502 torres de comunicações que vão servir um universo de 53 500 utilizadores. A rede inclui ainda seis comutadores de tráfego, 53 salas de despacho e 2 estações móveis de reforço com sistema de comunicação via satélite.

De modo a garantir a disponibilidade deste Sistema em locais e situações de particular risco, tem sido dada especial atenção a áreas geográficas com necessidades especiais, como por exemplo a cobertura dedicada às redes de Metro (a de Lisboa já se encontra operacional). Em acções programadas ou em casos de emergência, consegue-se, através das duas estações móveis, obter-se um incremento pontual de cobertura e capacidade do sitema.

Nos ensaios já realizados, as taxas de cobertura efectivamente medidas superam largamente as requeridas no Contrato SIRESP. Até ao momento já foram registadas mais de 2 milhões de comunicações, com uma taxa de sucesso superior a 99,99% e um tempo médio de estabelecimento das chamadas na ordem de 0,1 segundo.

Clique na imagem para ampliar



Foi igualmente concluído dentros dos prazos previstos o sistema de supervisão e gestão de rede, constituído, entre outros, pelos módulos de gestão de falhas, gesão de entidades, gestão de níveis de serviço, bases de dados de conhecimento, mediação e activação de serviços e gravação de voz.

Adicionalmente foi também concluída a instalação do centro operacional sul do número nacional de emergência, 112.pt.



Home . EMPRESA . PARCERIA . PROJECTO . IMPLEMENTAÇÃO . TECNOLOGIA . CONTACTOS . Mapa do site